sábado, 19 de julho de 2008

Governo quer licitar ferrovia ainda este mês

Até o fim do mês, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) deverá publicar edital para licitação de uma nova concessão ferroviária - a Ferrovia da Integração Oeste-Leste, que liga Ilhéus, na Bahia, a Palmas, no Tocantins, conectando-se com a Ferrovia Norte-Sul.

A informação foi dada pelo economista Bernardo Figueiredo, que ontem foi empossado no cargo de diretor-geral da ANTT. Figueiredo, indicado por Dilma Rousseff (Casa Civil) para o cargo, também disse que a licitação da Ferrovia da Integração Oeste Leste será realizada 90 dias após a publicação do edital -ou seja, até o final de outubro. Entre as prioridades de Figueiredo, está o cumprimento do cronograma de licitação do trem-bala entre Rio e São Paulo.

Segundo ele, a publicação do edital e a concessão deverão acontecer no próximo semestre. A primeira ação vai ser a realização de audiência pública em agosto para colher informações sobre o traçado e a preparação das empresas para a licitação.

O projeto do governo é instalar o trem ligando o Rio a Campinas, passando por São Paulo, num total de 550 quilômetros e investimento estimado de US$ 11 bilhões. Na audiência pública, será discutida, entre outros detalhes, a quantidade de paradas no trajeto.

0 comentários: